O Fluminense acompanha as articulações de clubes, casas de apostas e entidades do setor contra a medida provisória que proibiu a operação das bets no Brasil. O clube tem contrato com a Superbet até 2029, em acordo que prevê R$ 53 milhões fixos por temporada e pode chegar a R$ 86 milhões com bônus.
A mobilização ocorre em diferentes frentes, incluindo o Supremo Tribunal Federal, o Governo Federal, a CBF e o Congresso Nacional. Na Justiça, a tentativa inicial é obter uma liminar para suspender os efeitos da MP e permitir a continuidade da operação das empresas enquanto o tema não tiver uma decisão definitiva.
Disputa no STF
A discussão está concentrada em ações sob relatoria do ministro Luiz Fux. Foram apresentadas duas novas Ações Diretas de Inconstitucionalidade: a ADI 8024, da Anseja, e a ADI 8027, da ANJL. Outras entidades também protocolaram petições em processos que já tramitavam no Supremo.
Os clubes não são autores das ações. O Flamengo entrou na ADI 8027 como amicus curiae. Outros times avaliavam adotar o mesmo caminho, mas não havia confirmação da participação do Fluminense.
O contrato entre o Fluminense e a Superbet foi renovado em março deste ano e tem validade até o fim de 2029. A empresa também ocupa o espaço superior das costas da camisa. O futuro da parceria depende do desfecho da discussão sobre a medida provisória.
Enquanto alguns clubes negociam a continuidade ou a suspensão dos acordos, outros já perderam patrocinadores. O Flamengo conseguiu suspender o contrato com a Betano, sem rescindi-lo, enquanto o vínculo do Vitória foi encerrado.
Governo, CBF e Congresso
A conversa entre clubes e Ministério do Esporte está travada depois do cancelamento de uma reunião por baixa adesão dos times. O governo também discute um programa nacional de reestruturação do futebol, ainda em estágio inicial e sem projeto concreto. A proposta prevê financiamentos de até 20 anos, dois anos de carência e a possibilidade de incluir dívidas trabalhistas, Receita Federal, INSS, FGTS e empréstimos bancários.
A CBF participa das articulações de longo prazo. Uma paralisação dos campeonatos foi cogitada, mas é considerada improvável no ambiente dos clubes porque reduziria ainda mais as receitas e poderia afastar a entidade das negociações.
Também há discussões sobre um possível período de leniência na aplicação de regras e punições relacionadas ao fair play financeiro. A ideia é considerar os efeitos da perda das receitas das bets no equilíbrio entre receitas e despesas, mas ainda não existe proposta oficial.
A MP tem validade inicial de 60 dias e pode ser prorrogada por mais 60. Para se tornar definitiva, precisa passar pelo Congresso e pelo Senado. A disputa deve continuar durante os próximos meses, enquanto clubes e empresas tentam alterar o cenário e preservar os contratos do setor.




